Minha história
Nasci em Junho de 1996 no Rio de Janeiro e cresci entre os bairros da Piedade e Ilha do Governador - onde moro até hoje. Sou filho de dois Fisioterapeutas (ambos com extensa história no Instituto Nacional do Câncer [INCA]) e desde muito jovem sempre fui apaixonado por duas coisas: automobilismo e História. Sempre tive de forma muita intensa a presença dos meus avós na minha vida e, desde cedo, adorava ouvir suas histórias e ajudá-los em tudo aquilo que fosse necessário.
Durante a escola sempre percebia que disciplinas como Ciências, Biologia, Física e História me chamavam muita atenção e já imaginava que meu futuro profissional passaria, necessariamente, pelo ato de Cuidar de Pessoas. Em 2013 defini que seria Fisioterapeuta (o que ironicamente surpreendeu meus pais) e, em 2014, ingressei na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lá, além da Academia, participei de projetos como Associação Atlética como fundador, Bateria e Centro Acadêmico, tendo o privilégio de poder colaborar com a construção de diversas infraestruturas fundamentais para o nosso curso no 2º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), local onde adquiri conhecimento imensurável durante meus estágios nos Centros de Terapia Intensiva geral e Cardiológico, Instituto de Doenças Torácicas (IDT) e toda Enfermaria. Além da Assistência, participei também de trabalhos de pesquisa com Professores Fernando Zikan e Michel Reis, sendo esse último o orientador do meu TCC que normatizou a Manobra de Acentuação da Arritmia Sinural Respiratória (M-ASR), algo inédito até então. No mesmo período, fui acadêmico-bolsista do CTI Geral e Coronariano do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e também estagiei no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN-Marinha do Brasil), sob brilhante orientação do hoje Capitão de Mar-e-Guerra Thiago Jambo, lidando quase que diariamente com os mais variados tipos de lesões traumato-ortopédicas de militares e seus familiares. No mesmo período, fui estagiário no ambulatório de reabilitação pediátrica do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (UFRJ), onde pude experimentar brevemente a Fisioterapia em Pediatria.
Logo após a graduação em Janeiro de 2020, fui convocado para atuar na linha de frente contra a COVID-19, tendo trabalhado no Hospital Pró-Cardíaco, Hospital Municipal Evandro Freire e Hospital Adventista Silvestre, atendendo centenas de pacientes nos CTI-COVID e na reabilitação Pós-COVID. Após o fim da pandemia, me desliguei da atuação fixa na Atenção Hospitalar e passei a me dedicar fundamentalmente a Gestão do Treinamento e Reabilitação de Idosos, foco que mantenho desde então e que muito me encanta devido ao grande sucesso que obtemos quando bem prescritos o treinamento, acompanhamento nutricional, psicológico e médico como você pode perceber na seção de depoimentos disponível aqui no site.
Por fim, além da parte profissional, também me dedico ao kart, esporte que me encanta desde que me entendo por gente. Pilares como comprometimento, dedicação, eficiência, aprimoramento constante e auto-crítica - essenciais no automobilismo - também são fundamentais na vida de qualquer profissional, principalmente o da Saúde, e gosto de como a competição automobilística nos faz exercitá-los. Além disso, desde 2019 também sou ritmista da bateria do G.R.E.S. União da Ilha do Governador, tocando tamborim.
Agradeço a honra da sua leitura até aqui e será um prazer te ajudar a viver melhor, envelhecer com qualidade com menos (ou nenhum) remédio e com a certeza de que existe alguém que verdadeiramente se importa com a sua saúde.
Um abraço,
Leonardo Bussinger







